Bolsas

Câmbio

Grécia pode chegar a acordo sobre empréstimo no final de maio, diz Schäuble

Bari

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou nesta sexta-feira que a Grécia pode atingir um novo acordo sobre empréstimo no final de maio, após negociações levarem a uma posição aparentemente menos dura do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o alívio da dívida a Atenas.

"Ainda sou a favor de uma solução, ao menos política, para a reunião de 22 de maio do Eurogrupo", afirmou Schäuble antes da reunião do grupo do G-7. "Estamos preparados para mantermos o compromisso assumido em maio de 2016", completou.

Anteriormente, autoridades alemãs haviam dito que não existia nada a ser negociado até o ano que vem.

Ao mesmo tempo, o Fundo Monetário sinalizou que a instituição está disposta a conceder mais alívios à dívida ao mesmo tempo em que busque metas econômicas críveis.

"Ainda não há clareza suficiente", afirmou a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde. "Nossos parceiros europeus precisam ser mais específicos sobre que tipo de alívio pretender conceder".

Os mercados europeus têm se mostrado cada vez mais otimistas de que o país conseguirá outro empréstimo de emergência e também um alívio da dívida nas próximas semanas.

Tanto os governos europeus como o FMI declararam que as reformas econômicas da Grécia são suficientes para um novo empréstimo. No entanto, o fundo argumenta que não pode ser parceiro de uma nova rodada sem o compromisso europeu de aliviar a dívida grega, algo que enfrenta oposição na Alemanha.

Sem um novo empréstimo, o governo de Atenas corre o risco de dar um calote, trazendo de volta a crise à Europa. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos