IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Financial Times' diz que recessão no Brasil está chegando ao fim

Altamiro Silva Junior

São Paulo

17/05/2017 07h24

O jornal inglês "Financial Times" publicou na edição de terça-feira (16), um caderno especial sobre o Brasil com 11 reportagens. A publicação destaca que a recessão parece estar chegando ao fim, o governo está cortando gastos e as reformas do presidente Michel Temer estão avançando, apesar dos protestos da população e da baixa popularidade do presidente.

"O Brasil parece estar se movendo de novo", afirma o especial, que recebeu o título de "Reinventando o Brasil".

O especial tem uma série de reportagens, além de entrevistas com a equipe de Temer, incluindo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

O texto principal começa ressaltando que, em São Paulo, na Avenida Faria Lima, "a versão brasileira de Wall Street", onde estão as sedes de vários bancos de investimento, a animação, que há muito não se via, está voltando. O texto menciona que em quatro meses de 2017 já ocorreram três ofertas milionárias de ações, com destaque para a abertura de capital da companhia aérea Azul, que movimentou US$ 571 milhões.

Reformas

"Reformas terminam três anos de turbulência e recessão no Brasil", destaca a publicação, falando que, mesmo com a baixa popularidade de Temer, o peemedebista está conduzindo mudanças na economia que vão ajudar o País a crescer mais no médio prazo. Ao contrário da gestão de Dilma Rousseff, marcada por recessão e inflação em alta, o FT menciona que os índices de preços estão em queda no Brasil e o Banco Central está cortando os juros de forma agressiva.

"A janela para novas reformas é estreita", afirma o jornal inglês. A reportagem explica que o país terá eleições gerais em 2018 e em alguns meses o Congresso estará no "modo eleições", ou seja, a prioridade dos parlamentares será a corrida nas urnas.

Além de reportagens sobre a economia, o "Financial Times" ressalta no especial que há um esforço no Brasil para se combater a corrupção, tanto pela Polícia Federal como pelo Judiciário. "As instituições do País provaram ser notavelmente resistentes", afirma o texto. Nas empresas, cresce a preocupação com transparência, destaca a reportagem.

Eleições

O caderno especial tem ao todo 11 reportagens, tratando de temas como a reforma da Previdência, as eleições de 2018, a Operação Lava Jato e as mudanças em curso no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No texto sobre a corrida presidencial, a publicação inglesa destaca que a série de escândalos de corrupção no Brasil aumenta a chance de vitória de candidatos "outsiders", fora do mundo político, nas eleições do ano que vem. O mais controverso é o deputado Jair Bolsonaro, ressalta o FT. O mais falado no momento é o prefeito de São Paulo, João Doria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.