IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Disputa política pelo poder não pode atrapalhar recuperação do Brasil, diz Abdib

Aline Bronzati, Altamiro Silva Júnior, Francisco Carlos de Assis e Victor Alves

São Paulo

23/05/2017 12h48

O presidente do conselho de administração da Associação Brasileira das Indústrias da Construção Pesada e de Base (Abdib), Gilberto Peralta, afirmou que o Brasil precisa virar a página das reformas e não pode aceitar que a disputa política pelo poder atrapalhe seu trajeto de recuperação econômica. "Temos necessidade urgente de manter ações econômicas do governo e finalizar a pauta de reforma e ajustes nas contas públicas para começar uma nova agenda", disse ele, durante discurso de abertura, em seminário sobre financiamento e garantias para a infraestrutura.

De acordo com Peralta, não faltam recursos para o setor de infraestrutura, mas projetos que precisam ser bem selecionados. Citou ainda a importância da participação dos bancos públicos e dos fundos de private equity (que compram participações em empresas).

"Temos o desafio de elevar o investimento em infraestrutura para 5% do Produto Interno Bruto (PIB)", afirmou ele. "O Brasil precisa investir R$ 300 bilhões em infraestrutura por ano por uma década. Esse é o tamanho do nosso desafio."

O presidente da Abdib ressaltou ainda a dificuldade financeira que atinge algumas empresas do setor. "O setor privado assumirá o protagonismo dos investimentos", disse ele, citando que há US$ 3 trilhões no mundo aplicados em juros negativos nos países desenvolvidos e parte do dinheiro pode vir para o Brasil.