Bolsas

Câmbio

Sondagem da CNI sobre construção mostra atividade e emprego em queda em abril

Lorenna Rodrigues

Brasília

A indústria da construção civil continua com a atividade e o emprego em queda no mês de abril, mas as expectativas dos empresários estão um pouco menos pessimistas, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador que mede o nível de atividades ficou em 43,3 pontos (ante 44,5 pontos no mês anterior). Pela metodologia da pesquisa, números abaixo de 50 pontos representam queda.

O índice do número de empregados também permaneceu em queda, em 42,3 (ante 41,7).

A utilização da capacidade instalada foi em média de 56% em abril, mesmo registrado no mês anterior.

Já o índice de expectativa em relação ao nível de atividade para os próximos meses ficou em 50,5 pontos, o que indica estabilidade. No mês anterior, estava em 50,4 e, em maio de 2016, em 40,6 pontos.

O indicador para o número de empregados ficou em 48,2 pontos, o de novos empreendimentos e serviços registrou 49,1 pontos, enquanto o de compras de insumos e matérias-primas ficou em 48,5 pontos. A intenção de investimento ficou em apenas 28,5 pontos, bem abaixo da linha divisória.

A pesquisa da CNI foi feita entre 2 e 12 de maio com 621 empresas, das quais 216 pequenas, 271 médias e 134 de grande porte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos