IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China ajusta forma de estabelecer taxa de paridade do yuan ante o dólar

Pequim

26/05/2017 05h42

O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) vai ampliar o controle sobre a moeda do país ao mudar a forma como estabelece a taxa de paridade do yuan em relação ao dólar, em sua última tentativa de evitar grandes oscilações cambiais em meio ao aumento de preocupações com a economia doméstica.

O PBoC pretende adicionar um "fator contracíclico" ao modelo que utiliza para definir a taxa de paridade diária, segundo comunicado do China Foreign Exchange Trade System, braço de negócios cambiais do BC chinês.

O objetivo do ajuste, que vem sendo testado de maneira experimental já faz alguns dias, é suavizar as flutuações do yuan frente ao dólar, informou o comunicado.

A alteração, que logo deverá entrar definitivamente em vigor, vem num momento em que o PBoC amplia esforços para manter a estabilidade da moeda chinesa ante o dólar. Desde o fim ano passado, o PBoC vem endurecendo restrições para impedir que capitais deixem o país, elevado taxas de juros de curto prazo e, mais recentemente, vem efetivamente atrelando o valor do yuan ao dólar.

As medidas marcam uma mudança na estratégia usada durante a maior parte de 2016, quando o PBoC procurou enfraquecer o yuan em relação ao dólar de forma organizada. Por trás da iniciativa para conter as oscilações do yuan está uma liderança chinesa que prioriza a estabilidade econômica e política antes de uma esperada reestruturação na linha de comando da China, no segundo semestre do ano.

Além disso, Pequim quer evitar atritos comerciais com Washington, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter acusado a China de tomar proveito do baixo valor do yuan para ajudar a impulsionar suas exportações. Fonte: Dow Jones Newswires.