IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CMN aprimora regras para envio de informações a SCR

Eduardo Rodrigues e Fabrício de Castro

26/05/2017 21h22

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta sexta-feira, 26, o aprimoramento de regras sobre o envio de informações ao Sistema de Informações de Créditos (SCR), para ampliar os dados sobre mercado de crédito para favorecer as áreas de fiscalização e pesquisa da autoridade monetária.

De acordo com o chefe adjunto do departamento de monitoramento do Sistema Financeiro Nacional, André Maurício Rocha, as mudanças permitirão a identificação de operações de crédito concedido por bancos brasileiros no exterior. "Quando a jurisdição do país no qual o contrato for feito permitir, também será identificado o tomador do crédito", completou.

Além disso, também será admitido que outros reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acessem as informações do SCR. A mudança também determina o envio de informações de fundos públicos, que também concedem créditos por meio das instituições financeiras.

Essa resolução entra em vigor em janeiro de 2018.

Microcrédito

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um ajuste pontual nas regra de direcionamento para o microcrédito, para autorizar que as operações feitas por beneficiários de programas sociais contem em dobro para a contabilização desse direcionamento.

"A medida tem o objetivo de fomentar o direcionamento de operações para o público de mais baixa renda", afirmou a chefe do departamento de regulação do Banco Central, Silvia Marques.