IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coeuré, do BCE, pede clareza sobre medidas para Grécia antes de inclusão no QE

Frankfurt

31/05/2017 08h09

A Grécia e seus credores precisam chegar a um entendimento sobre medidas claras e específicas para o alívio da dívida grega antes que o Banco Central Europeu (BCE) volte a comprar bônus soberanos do país, afirmou hoje Benoît Coeuré, membro do conselho executivo do BCE.

Autoridades em Atenas querem que o BCE inclua a dívida federal grega no programa de compras de bônus do BCE, conhecido como relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), para ajudar a restaurar a confiança dos investidores na economia grega. O BCE, porém, insiste em receber garantias de que a dívida grega é sustentável.

"Só podemos fazer uma avaliação confiável se tivermos uma visão clara da natureza e escopo das medidas de dívida pretendidas", disse Coeuré, durante evento em Frankfurt.

Conversas entre a Grécia e seus credores serão retomadas em uma reunião do Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro -, marcada para 15 de junho. Coeuré enfatizou a importância de que seja fechado um acordo sobre medidas de alívio da dívida grega no encontro do próximo mês.

"Clareza sobre as medidas de dívida...é uma condição necessária para que bônus do governo grego sejam potencialmente elegíveis para o QE", disse Coeuré. Fonte: Dow Jones Newswires.