Bolsas

Câmbio

Planejamento: capacidade do governo de financiar infraestrutura se reduziu

Altamiro Silva Junior, Francisco Carlos de Assis e Cynthia Decloedt

São Paulo

A capacidade do governo brasileiro de financiar projetos de infraestrutura se reduziu "substancialmente" ao longo dos últimos anos por causa da crise fiscal e é improvável que essa capacidade aumente nos próximos anos, afirmou o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Jorge Arbache, em debate nesta quarta-feira, 31.

Além de o governo federal ter menos capacidade de financiar grandes projetos, por conta do comprometimento das despesas públicas com outros gastos, como Previdência, Arbache afirma os Estados e municípios também tiveram reduzidas suas capacidades de financiamento.

"É preciso modelos de financiamento que envolvam a participação do setor privado", disse ele, ressaltando que é preciso produtos, instrumentos e mecanismos que garantam recursos para viabilizar grandes obras. "Não há dúvidas de que há um hiato em infraestrutura."

Arbache representou no debate o ministro Dyogo Oliveira no Fórum de Investimentos Brasil 2017. O ministro teve agenda hoje no Rio de Janeiro e não conseguiu chegar a tempo ao evento em São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos