Bolsas

Câmbio

Planejamento volta atrás e confirma posse nesta quinta de Roberto Olinto no IBGE

Daniela Amorim

Rio

O Ministério do Planejamento voltou atrás e confirmou para esta quinta-feira, 1º de junho, a posse do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto. Pela manhã, o instituto havia informado que a posse tinha sido adiada por falta de tempo hábil para a nomeação.

A cerimônia acontece às 17 horas, junto com a posse de Paulo Rabello de Castro, que deixa a presidência do IBGE para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O IBGE confirmou na quarta-feira, 31, que o atual diretor de Pesquisas, Roberto Olinto, assumiria a presidência do órgão. O Ministério do Planejamento aprovou mais cedo o nome de Olinto para presidir o instituto, conforme uma fonte revelou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Olinto foi indicado pelo atual presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, para ocupar seu lugar. Após pouco menos de um ano à frente do órgão, o economista Rabello de Castro deixa o IBGE para ocupar a presidência do BNDES a pedido do presidente Michel Temer. O convite de Temer veio horas depois do pedido de demissão de Maria Silvia Bastos Marques, na última sexta-feira.

Considerado um nome com boa aceitação dentro do instituto, Olinto esperava apenas o aval do Ministério do Planejamento, pasta à qual o IBGE é subordinado.

Carreira

Roberto Olinto integra o quadro de funcionários do IBGE desde 1980. Ele foi coordenador de Contas Nacionais por quase uma década até aceitar o convite para assumir a Diretoria de Pesquisas, a mais importante do órgão, em 2014, ainda na gestão de Wasmália Bivar como presidente do instituto, mas foi mantido no cargo quando Rabello assumiu o órgão.

O novo presidente do IBGE é formado em Engenharia de Sistemas pela PUC, mestre em Engenharia de Sistemas e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Olinto integra o grupo de especialistas em Contas Nacionais das Nações Unidas, representa os países do Mercosul e Chile no Grupo de Peritos Interagências sobre Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e é membro do Conselho Diretor do Programa de Comparação Internacional (PCI ).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos