Bolsas

Câmbio

Transporte aéreo de cargas cresce 8,5% em abril, diz Iata

Victor Aguiar

São Paulo

A demanda global por transporte aéreo de cargas, apurada em toneladas-quilômetro transportadas (FTK), cresceu 8,5% em abril de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, 1, pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) - a entidade representa 275 companhias aéreas no mundo, com cerca de 83% do tráfego global.

Já a oferta global por transporte aéreo de cargas, medida em toneladas-quilômetro disponíveis (AFTK), aumentou 3,9% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com isso, a taxa de ocupação global das aeronaves para o transporte de carga chegou a 45%, uma alta de 1,9 ponto porcentual (p.p.) em um ano.

"A demanda suavizou em abril, mas as taxas de crescimento ainda são muito mais robustas que as vistas nos últimos seis anos", diz, em nota, o diretor presidente da Iata, Alexandre de Juniac. "São boas notícias, mas isso não quer dizer que tudo vai bem no transporte aéreo de cargas. Os processos da indústria como um todo precisam ser modernizados."

Ao analisar o desempenho do transporte aéreo de cargas por região, a Iata destaca que, exceto a América Latina, todas as regiões analisadas - África, Ásia/Pacífico, Europa, Oriente Médio e América do Norte - tiveram um aumento na demanda no quarto mês do ano.

Nos países latino-americanos, a demanda por transporte aéreo de cargas recuou 1,9% na comparação com abril de 2016, enquanto a oferta diminuiu 0,2%. Desta maneira a taxa de ocupação para o transporte de cargas recuou 0,6 p.p., chegando a 33,3%.

O maior crescimento na demanda por transporte de cargas em março foi verificado na África, com uma alta de 26% na base anual, seguida pela Europa (+12,9%), Ásia/Pacífico (+8,4%), América do Norte (+7,3%) e Oriente Médio (+3,1%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos