Bolsas

Câmbio

IGP-M recua 0,51% na primeira prévia de junho, informa a FGV

Vinicius Neder

Rio

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) recuou 0,51% na primeira prévia de junho, após uma redução de 0,89% na primeira prévia de maio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 9, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com o resultado, o índice acumula recuo de 1,80% no ano e baixa de 0,63% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de junho. O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 1,07%, ante uma redução de 1,37% na primeira prévia de maio. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou avanço de 0,13%, depois da alta de 0,03% registrada na mesma prévia do mês anterior. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve alta de 1,43% na prévia de junho, ante um recuo de 0,06% na mesma leitura de maio.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de maio. No dado fechado do mês de maio, o IGP-M registrou deflação de 0,93%.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários recuaram 0,61% no atacado, na primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de junho. Na mesma prévia de maio, houve queda de 1,80%.

Já os produtos industriais no atacado tiveram redução de 1,24% na primeira prévia de junho, ante diminuição de 1,22% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais tiveram alta de 0,47% na prévia de junho, após a elevação de 0,11% na primeira prévia de maio.

Os preços dos bens intermediários tiveram recuo de 0,27% na leitura anunciada hoje, após a redução de 0,36% na primeira prévia do mês passado. Os preços das matérias-primas brutas tiveram queda de 3,95%, ante a redução de 4,26% na mesma prévia de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos