Bolsas

Câmbio

Economistas passam a projetar recuo de 0,20% do PIB no 2º trimestre, indica Focus

Fabrício de Castro

Brasília

Os economistas do mercado financeiro passaram a projetar recuo de 0,20% para o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2017, ante o mesmo período de 2016. Isso é mostrado na abertura dos dados do Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 19, pelo Banco Central. Até o último dia 12, a projeção mediana era de estabilidade (0,00%) nesta comparação.

No início do mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do PIB no primeiro trimestre deste ano: houve queda de 0,4% ante o mesmo período de 2016 e avanço de 1,0% ante o quarto trimestre do ano passado. Já na última sexta-feira foi a vez de o Banco Central divulgar os dados de seu Índice de Atividade (IBC-Br), que subiu 0,28% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. No trimestre encerrado em abril, ante o trimestre anterior (novembro a janeiro), o IBC-Br acumulou alta de 1,45%.

O Sistema de Expectativas do Mercado do Banco Central, atualizado hoje, não traz as projeções das instituições para o PIB na margem - ou seja, para o segundo trimestre de 2017 ante o primeiro trimestre deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos