Bolsas

Câmbio

Compras de dívida corporativa do BCE já totalizam US$ 102,4 bilhões

Frankfurt

O Banco Central Europeu (BCE) informou que comprou cerca de 950 títulos, de cerca de 200 grupos no âmbito de seu programa de compra de bônus corporativos, lançado há um ano como parte das medidas sem precedentes da instituição de apoio à economia da zona do euro. O BCE até agora comprou cerca de 92 bilhões de euros (US$ 102,4 bilhões) em dívida corporativa, como parte de seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) de 2,3 trilhões de euros, que busca reduzir os custos de empréstimos na região e apoiar os empréstimos e o crescimento econômico.

O programa atualmente deve se prolongar pelo menos até dezembro. Os novos dados foram publicados no relatório mensal do BCE. A instituição diz que 12% de seus bônus corporativos foram comprados com retornos (yields) entre zero e -0,40%. Por país, cerca de 30% foram comprados de grupos da França, 25% da Alemanha e 11% da Itália, informou. Mais da metade da dívida tinha rating BBB.

A decisão de comprar dívida corporativa tem se mostrado controversa. Um professor de Direito da Alemanha, Markus Kerber, contestou a iniciativa em um alto tribunal do país, sob o argumento de que isso coloca as empresas menores em desvantagem, já que elas não têm acesso aos mercados de bônus. O BCE contestou isso nesta quarta-feira, argumentando que as compras ajudaram a apoiar as condições nos mercados de bônus, consequentemente impulsionando os empréstimos bancários para as empresas menores.

"Quando as grandes corporações cada vez mais se financiam pela emissão de bônus (em vez de com empréstimos bancários), isso libera capacidade do balanço dos bancos para empréstimos potenciais" para empresas menores, afirma o BCE. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos