Meirelles: Maria Silvia deixou o BNDES pronto para a retomada do crescimento

Altamiro Silva Junior e Francisco Carlos de Assis

São Paulo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, minimizou críticas sobre o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá no governo de Michel Temer. Meirelles afirmou que o novo presidente da instituição, o economista Paulo Rabello de Castro, está "disposto a cumprir as suas responsabilidade e fazer com que o BNDES tenha o papel que deve ter numa retomada de crescimento do País".

Meirelles disse a jornalistas em evento em São Paulo que a ex-presidente do BNDES Maria Silvia Bastos "fez grande trabalho de reestruturação, principalmente dos padrões e dos processos de crédito". "Isto é muito importante, porque preparou o banco para a retomada do crescimento."

A executiva deixou o comando do banco no final de maio em meio a críticas do setor empresarial e de políticos de que o crédito do BNDES estava travado.

Em 2015 e 2016, por conta da forte recessão que afetou o Brasil, Meirelles observou que não existiam números suficientes de projetos de investimento que levassem o BNDES a fazer desembolsos relevantes. "No momento em que o Brasil começa a retomar o crescimento, o fluxo de projetos no BNDES aumentará gradualmente."

O governo quer reduzir a participação do BNDES em projetos de infraestrutura, que o banco participe dos financiamentos, mas não seja o principal financiador, como ocorreu na presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

Meirelles avalia que o que mudou no País nos últimos meses foi a situação econômica. "O Brasil estava em recessão e agora está crescendo. O papel do BNDES teoricamente é o mesmo. Na prática, é muito mais ativo porque tem mais projetos para serem financiados."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos