Fitch reafirma rating do BNDES, com perspectiva negativa

Victor Rezende

São Paulo

A agência de classificação de risco Fitch reafirmou o rating de longo prazo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em BB, com perspectiva negativa. O rating em escala nacional também foi mantido em AA+(bra), com perspectiva negativa.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 26, a Fitch afirma que a reafirmação das notas do BNDES "reflete a visão de que o banco receberia apoio do governo federal, caso necessário, além de o BNDES estar alinhado com os ratings soberanos do Brasil". Para a agência, isso reflete a total participação do governo federal e seu principal papel político na implementação de políticas econômicas governamentais.

Já a perspectiva do rating de longo prazo do BNDES permanece negativa, "refletindo a perspectiva das classificações soberanas". A Fitch diz acreditar que o BNDES, semelhante a outras instituições públicas, permanece sujeito a influência política devido à natureza estatal e às fortes ligações com o governo. "A gestão executiva do BNDES geralmente sofre mudanças após mudanças no governo", diz a Fitch, citando a alteração na presidência do BNDES, com a entrada de Paulo Rabello de Castro após a demissão de Maria Silvia Bastos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos