Bolsas

Câmbio

Indicador de Custo de Crédito cai em maio ante abril para 22,3%

Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues

Brasília

O Indicador de Custo do Crédito (ICC) caiu 0,5 ponto porcentual em maio ante abril, para 22,3% ao ano, informou nesta quarta-feira, 28, o Banco Central. Houve baixa de 0,6 ponto porcentual no caso de pessoas físicas, para 28,2% ao ano, e recuo de 0,3 ponto porcentual no caso de empresas, para 16,3% ao ano.

O ICC é o novo indicador de crédito do Banco Central, que passou a ser publicado na Nota de Política Monetária e Operações de Crédito da instituição. O porcentual do indicador reflete o volume de juros pagos, em reais, por consumidores e empresas no mês, considerando todo o estoque de operações, dividido pelo próprio estoque.

Na prática, é um indicador que reflete a taxa de juros média efetivamente paga pelo brasileiro, nas operações de crédito contratadas no passado e ainda em andamento.

Considerando apenas o crédito com recursos livres, o ICC caiu 0,9 ponto porcentual em maio ante abril, para 37,5% ao ano. No caso do crédito com recursos direcionados, o indicador ficou estável, em 8,9%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos