IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Todos os 34 grandes bancos testados pelo Fed passam em "teste de estresse" anual

Washington

28/06/2017 17h45

Os grandes bancos dos Estados Unidos receberam a aprovação do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para pagar dividendos aos acionistas, o que sugere que os reguladores acreditam que eles estão com saúde suficiente para parar de elevar seu estoque de capital, podendo devolver parte dele aos investidores.

Todas as 34 companhias do setor financeiro avaliadas pelo Fed receberam a aprovação para seus planos de retorno de capital na segunda parte do chamado "teste de estresse" realizado anualmente. O exercício do BC tem como objetivo avaliar a firmeza do sistema financeiro nacional.

As companhias, que incluem grandes bancos como J.P. Morgan, Bank of America e Wells Fargo, instituições médias, como Regions Financial, e companhias de cartão de crédito, como American Express, detêm mais de 75% do total de ativos das companhias financeiras dos EUA.

Os resultados desta quarta-feira marcam a primeira vez desde o início dos testes de estresse, em 2011, que todas as companhias foram aprovadas. Isso pode abrir caminho para um cenário similar ao anterior à crise financeira, quando os bancos eram vistos como pagadores confiáveis de dividendos e atraíam mais interesse dos investidores.

Na média, as companhias requisitaram pagamentos que ficam perto de 100% de seu lucro esperado para o próximo ano, de 65% no ano passado, disseram graduadas autoridades do Fed. Analistas esperam que vários bancos, entre eles o Citigroup, busquem aprovação do Fed para pagar mais do que tiveram de lucro nos 12 meses até 30 de junho de 2018, o que reduziria seus níveis de capital, que segundo executivos desencorajam os empréstimos e atrapalham a lucratividade.

Muitos bancos devem anunciar suas novas metas para dividendos e recompras após a divulgação dos resultados do teste.

A avaliação sugere que os bancos refinaram sua análise sobre a metodologia do Fed e calibraram seus pedidos agressivamente para cumpri-la. O Morgan Stanley, o Goldman Sachs e o State Street ficaram pouco acima do nível mínimo de capital definido pelo BC americano.

Na semana passada, o Fed divulgou a primeira parte dos testes de estresse, que avaliava se os grandes bancos poderiam continuar a emprestar, mesmo em uma forte recessão. Os bancos também se saíram bem nessa primeira avaliação. Fonte: Dow Jones Newswires.