Bolsas

Câmbio

Aneel autoriza operação comercial de quatro usinas solares da Enel

Luciana Collet

São Paulo

A Enel Green Power, braço de energias renováveis do grupo italiano Enel, recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial de quatro usinas solares na Bahia. As usinas Lapa 2, Lapa 3, Bom Jesus da Lapa I e Bom Jesus da Lapa II possuem 30 megawatts (MW) de potência cada, totalizando 120 MW de capacidade instalada. Em nota, a agência reguladora destacou que estas são as primeiras usinas fotovoltaicas com outorgas do País a entrar em operação comercial.

As operações iniciam cerca de um mês antes do previsto. A energia desses empreendimentos foi comercializada no 7º Leilão de Energia de Reserva, realizado em 2015, e a data de início de fornecimento estava programada para agosto.

As usinas fazem parte de um complexo solar da Enel que soma com capacidade instalada total de 158 MW e no qual foram investidos cerca de US$ 175 milhões

A Aneel salientou que outros 500 MW provenientes de usinas fotovoltaicas estão previstos para entrarem em operação comercial ainda este ano. A própria Enel possui outras usinas que pretende concluir em 2017.

Os projetos Horizonte, de 103 MW, e Ituverava (254 MW), ambos na Bahia, e Nova Olinda, de 292 MW, no Piauí, estão em diferentes estágios de construção. "A expectativa é que todas entrem em operação neste ano", disse ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli, no início deste mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos