Bolsas

Câmbio

PMI industrial da zona do euro sobe em junho para maior nível em mais de 6 anos

Mateus Fagundes

São Paulo

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da zona do euro passou de 57,0 em maio para 57,4 em junho, informou nesta segunda-feira o IHS Markit. O resultado veio superior ao esperado por analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que estimavam expansão para 57,3, e representa o maior nível do indicador em 74 meses.

De acordo com o IHS Markit, os ritmos de expansão da indústria melhoram na maioria dos países pesquisados. Um dos destaques é a Grécia, que voltou a ter expansão do PMI industrial em junho. O indicador grego, inclusive, marcou a máxima em 37 meses, subindo para 50,5. Além disso, o índice atingiu o maior nível em mais de seis anos na Alemanha, Áustria e Holanda.

A criação de emprego na zona do euro também se manteve próxima à máxima registrada no estudo do mês de maio. "O setor manufatureiro está claramente em uma tendência de expansão e parece estar focando em um contínuo crescimento robusto nos próximos meses", escreveu, em nota, o economista-chefe de mercado do IHS Markit, Chris Williamson.

Países

Na Alemanha, maior economia do bloco, o PMI industrial passou de 59,5 em maio para 59,6 em junho. O resultado veio melhor do que a expectativa de analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que previam queda do indicador para 59,3, e representa o maior nível em 74 meses. Esta é a sexta vez no ano que o indicador apresenta avanço em relação ao mês anterior em 2017 e consolida a melhora geral das condições da indústria no país.

Na França, também houve avanço do indicador, ainda que a um grau mais tímido que o aguardado pelo mercado. O PMI industrial francês passou de 53,8 em maio para 54,8 em junho, resultado levemente do menor que o avanço para 55,0 esperado pelo mercado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos