Topo

BC da Suécia mantém juro básico na mínima histórica de -0,50%

Estocolmo

04/07/2017 12h55

O Banco Central da Suécia decidiu nesta quarta-feira manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de -0,5% e indicou que não há probabilidade de que um nível ainda menor seja alcançado.

Em sua decisão de política monetária, o Riksbank, como é conhecida a instituição, repetiu a mensagem de que eles poderiam diminuir a taxa repo (abreviação em inglês para acordos de recompra), caso seja necessário, enquanto o programa de compra de títulos continuará a operar, como já foi decidido em outras reuniões. "Reitero nossa visão de um primeiro aumento na taxa de recompra deve ocorrer em abril de 2018 e a taxa deve chegar a zero no fim do ano que vem. E não pensamos que o programa se compra de títulos será prorrogado para além de 2017", disse Andreas Skogelid, do banco Handelsbanken.

Para Knut Hallberg, do Swedbank, o Riksbank deve elevar os juros pela primeira vez em meados de 2018. "As notícias de hoje estão completamente de acordo com a nossa previsão, talvez um pouco mais suave, mas não deve levar a grandes mudanças no mercado", comentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais Economia