Bolsas

Câmbio

França criará fundo de 10 bilhões de euros para investir em inovação

Paris

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou que irá anunciar vendas "significativas" de ativos nos próximos meses, a fim de financiar uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron de um fundo de 10 bilhões de euros (US$ 11,35 bilhões) para investimento em inovação.

O Estado francês possui participação em uma série de companhias, da gigante do setor de eletricidade Electricité de France à montadora Renault e ao grupo de telecomunicações Orange. A agência estatal que controla esses ativos está sob a jurisdição de Le Maire e se chama Agence des Participations de l'Etat, sendo responsável por gerenciar cerca de 90 bilhões de euros no total de ativos.

Le Maire não citou nenhuma empresa, mas disse que decidirá isso nos próximos meses. "O dinheiro do contribuinte é melhor investido para financiar a inovação que para a receita de algumas poucas companhias públicas", afirmou o ministro.

A autoridade enfrenta um equilíbrio delicado após assumir como ministro das Finanças. Um relatório da semana passada mostrou um buraco maior que o esperado nas finanças estatais, o que significa que a França deve descumprir as metas de déficit da União Europeia neste ano. Para resolver isso, o governo diz que cortará gastos neste ano e ao longo do mandato de cinco anos de Macron.

O ministro francês disse que investir em inovação é custoso e não gera lucro rápido. Mas a mudança do investimento público de companhias maiores para inovações de maior risco deve ajudar a França a rivalizar com outras grandes economias, defendeu ele. "Não fiquemos com medo da China ou dos Estados Unidos", disse Le Maire. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos