Bolsas

Câmbio

Ata do BCE mostra que dirigentes consideraram não seguir promessa de acelerar QE

AE

Frankfurt

Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) discutiram como sinalizar a sua crescente confiança na economia da zona do euro, bem como consideraram deixar de lado a promessa de acelerar o enorme programa de compra de títulos. É o que mostra a ata da última reunião de política monetária da instituição, divulgada nesta manhã.

Os dirigentes do BCE deram um pequeno passo em direção à redução de seu grande estímulo monetário em junho, indicando que o banco central provavelmente não vai reduzir as taxas de juros abaixo de zero.

Pelo menos um funcionário sugeriu que o BCE deveria avançar e retirar a promessa de acelerar o seu programa de compra de títulos, conhecido como flexibilização quantitativa (QE, na sigla em inglês), dada a perspectiva econômica melhorada.

Outros formuladores de política monetária pediram, no entanto, cautela, apontando dados de inflação ainda fracos.

Para outro dirigente, a promessa do BCE de acelerar suas compras de títulos "poderia ser revista", à medida que "a expansão econômica prosseguir e a confiança na perspectiva da inflação melhorar ainda mais".

Ainda assim, houve amplo acordo entre os membros de que a atual orientação da política monetária permaneceu adequada, dada a inflação ainda fraca.

A inflação anual na zona do euro caiu para 1,3% em junho, ainda distante da meta de cerca de 2% do BCE. "Ajustes graduais na comunicação do conselho de governadores estarão em linha com a evolução da avaliação de risco", disse a ata.

O documento mostrou ainda que dirigentes do BCE estão intrigados com a combinação de fortalecimento do crescimento econômico e enfraquecimento da inflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos