ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Média diária de vendas chegou a 10 mil unidades no início de abril, diz Anfavea

André Ítalo Rocha

São Paulo

05/04/2018 13h12

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou nesta quinta-feira, 5, que a média diária das vendas no mercado interno chegou ao início de abril à casa das 10 mil unidades. Em março, foram 9,8 mil unidades vendidas por dia.

Durante a crise, o setor só chegou a esse ritmo nos meses de novembro e dezembro, período em que historicamente a economia se aquece. Antes disso, só em 2013, quando a média diária chegava a 14 mil ou 15 mil unidades.

Megale acredita que as vendas podem chegar à casa das 11 mil unidades vendidas por dia no fim deste ano, quando as condições macroeconômicas estarão ainda mais favoráveis, com juros e desemprego mais baixos.

O executivo também informou que a redução da Selic tem gradualmente chegado ao consumidor final. "Começamos a ver isso através de planos de financiamento diferenciados", disse. Segundo ele, a proporção de financiamentos no total do mercado tem sido de 53% a 54%. "Os bancos estão mostrando mais vontade para oferta de crédito."

O presidente da Anfavea afirmou ainda que a produção de veículos no primeiro trimestre, que chegou a 699,6 mil unidades, está próxima da média dos últimos dez anos para o período, de 708 mil unidades.

Mais Economia