Bolsas

Câmbio

Prazo da taxa fixa para capital de giro do BNDES será de 3 a 5 anos

Denise Luna

Rio

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira, 5, que vai oferecer financiamentos com taxa fixa para o programa BNDES Giro, a partir de 24 de abril. A taxa fixa surge como alternativa adicional à Taxa de Longo Prazo (TLP), referência para os empréstimos do banco, e valerá para micro, pequenas e médias empresas, com faturamento de até R$ 300 milhões por ano.

O banco informou, em nota, que o novo financiamento visa atender empresas que não querem ficar expostas a um passivo ligado à inflação. A TLP tem uma parcela pré-fixada e outra variável, vinculada à inflação (IPCA).

O prazo do financiamento será de 3 a 5 anos e o custo de 9,5% ao ano mais o spread (remuneração) do agente financeiro. A estimativa de custo equivale à variação do DI atualmente mais 0,5% ao ano. A taxa será revisada mensalmente para novas operações. Uma vez contratado, o valor da taxa permanece o mesmo durante a vigência do contrato, dando previsibilidade sobre o custo da operação, e permitindo às empresas de menor porte mais controle e planejamento sobre os empréstimos. A precificação da taxa fixa será divulgada diariamente pelos bancos repassadores, informou o BNDES.

Segundo o banco, a expectativa é de que, até o fim de maio, também se abra a possibilidade de as empresas contratarem empréstimos com taxa fixa na linha BNDES Finame, que financia bens de capital.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos