Bolsas

Câmbio

Caminho certo são 3 ou 4 altas de juros em 2018, diz dirigente do BC americano

Santa Rosa

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de San Francisco, John Williams, disse hoje que a perspectiva da instituição de promover um total de três ou quatro elevações dos juros básicos dos EUA neste ano é "o caminho certo" para a política monetária americana.

Em um discurso preparado para um evento em Santa Rosa, na Califórnia, Williams afirmou que a economia dos EUA está na trajetória para alcançar o nível "mais forte em décadas".

A expansão da atividade está fazendo a inflação se aproximar da meta de 2% do BC americano, apontou Williams, e pode até ultrapassar "ligeiramente" a meta nos próximos dois anos.

Ele argumentou ainda que mais altas dos Fed Funds manterão o equilíbrio econômico e ajudarão a evitar um superaquecimento da atividade nos EUA, que poderia criar "problemas que acabariam mal".

"Estou confiante em que podemos continuar com o processo de elevar gradualmente as taxas de juros ao longo dos próximos dois anos e, ao mesmo tempo, observar crescimento sólido e taxas de desemprego historicamente baixas", disse Williams. Ele acrescentou ainda que o ritmo das altas dos Fed Funds pode diminuir ou acelerar a depender do desempenho da economia americana. (Dow Jones Newswires)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos