Bolsas

Câmbio

Vendas reais em supermercados paulistas crescem 1,83% em fevereiro, diz Apas

Dayanne Sousa

São Paulo

O setor de supermercados no Estado de São Paulo registrou crescimento de 1,83% nas vendas reais de fevereiro na comparação com igual mês do ano anterior, de acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas). O indicador considera o resultado das vendas deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e Fipe.

As vendas no acumulado do primeiro bimestre de 2018 já registram alta de 3,35% em termos reais.

A Apas calcula ainda o resultado das vendas no critério mesmas lojas, que considera os pontos abertos há mais de um ano. Sob essa ótica, as vendas aumentaram 0,63% em fevereiro e acumulam 2,04% de alta no primeiro bimestre.

A entidade considera que houve uma desaceleração das vendas nas duas últimas semanas de fevereiro. A avaliação do economista da Apas, Thiago Berka, é de que o pagamento de contas sazonais típicas do início de ano trouxe essa volatilidade para o consumo. "O consumidor ainda não consegue manter um consumo constante, precisando fazer escolhas e opções e direcionando sua renda conforme as necessidades", diz, por meio de nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos