Supermercados puxaram alta de 1,3% no varejo ante fevereiro de 2017, diz IBGE
Daniela Amorim
Rio
Cinco entre oito atividades do varejo registram avanços em fevereiro ante fevereiro do ano passado. Os demais acréscimos ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,3%), Móveis e eletrodomésticos (3,2%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação(5,8%).
Por outro lado, houve perdas em Combustíveis e lubrificantes (-7,0%), Tecidos, vestuário e calçados (-5,8%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%).
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 5,2%. O setor de veículos e motos, partes e peças avançou 20,0%, enquanto material de construção subiu 6,0%.
"Veículos vêm se recuperando mais fortemente", observou Isabella Nunes, gerente na Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. "É a melhora do financiamento de automóveis. Reduziu a entrada, as parcelas estão maiores. Os financiamentos têm melhorado, e isso tem tido reflexos nesse indicador (de vendas)", completou.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Facebook Messenger
As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger
Começar agoraNewsletter UOL
Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!