Bolsas

Câmbio

MDIC: alta do preço do petróleo compensou redução do volume exportado

Eduardo Rodrigues

Brasília

O diretor de estatísticas e apoio às exportações do Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, destacou nesta quarta-feira, 2, que o aumento do preço internacional do barril de petróleo mais que compensou a redução do volume exportado pelo Brasil de janeiro a abril deste ano.

No primeiro quadrimestre, a quantidade exportada de petróleo em bruto caiu 7%, mas o preço aumentou 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado, o que resultou em um aumento de 24,2% no valor vendido.

"Embora haja redução de 7% em volume, esperamos um aumento das vendas neste ano. Há uma questão pontual de manutenção em plataformas da Petrobras e de outros produtores. O destaque é aumento do preço internacional do petróleo", completou.

Perguntado sobre a recente alta do dólar em relação ao real, Brandão avaliou que os movimentos das últimas semanas não devem mudar o cenário do ano para balança comercial, já que a maior parte das decisões de compra e venda já foi tomada. "No curto e médio prazo os contratos já estão feitos", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos