ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Só 1 em cada 5 MEIs teve treino em finanças, diz Sebrae

São Paulo

14/05/2018 12h49

A Semana Enef também irá focar em um importante agente da econômico, mas que ainda que carece de planejamento financeiro: o microempreendedor individual (MEI). Segundo levantamento inédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 77% dos empreendedores autônomos que faturam até R$ 81 mil por ano nunca fizeram um curso ou treinamento em finanças. Além disso, metade deles ainda usa o caderno para anotar os gastos - só 21% utilizam computador.

"Muitos desses empreendedores ainda se encontram em uma situação rústica e primária - o que mostra que ainda podemos evoluir muito na capacitação, com cursos de educação financeira", observa Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. "Já os mais jovens estão assimilando a tecnologia de forma mais rápida, e o uso do cartão de crédito está crescendo", diz.

De acordo com a pesquisa, que ouviu mil pessoas entre os dias 14 e 26 de abril, 44% dos MEIs aceitam cartão como forma de pagamento. Outro desafio é quanto ao controle de despesas: 48% dos entrevistados não fazem previsão de gastos e 39% não registram todas as receitas. Além disso, 34% não costumam acompanhar o saldo de caixa ou o faz no máximo uma vez mensalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia