Concessionárias de rodovias de SP podem perder até R$ 60 mi/mês, diz Artesp
A agência confirmou que a isenção começa a valer nas estradas paulistas nesta quinta-feira, 31 de maio. "Este prazo foi adotado para que a Secretaria de Logística e Transportes tomasse as medidas jurídicas e administrativas necessárias para a implantação da isenção, enquanto as concessionárias, a pedido desta agência, preparassem seus sistemas e equipes operacionais para adoção do novo modelo de cobrança", informou.
A Artesp pretende entrar em contato com as concessionárias a partir da próxima semana para definir a melhor forma de compensar a perda de receitas com a medida.
Para entender
Os contratos de concessão em vigor no País até 2015 previam que os caminhões deveriam pagar pedágio sobre os eixos, estando o veículo carregado ou não. Naquele ano, uma greve de caminhoneiros resultou na aprovação de uma lei que liberou da cobrança de pedágio os eixos suspensos de caminhões vazios. Mas a medida valia apenas para as rodovias federais concedidas, e não se estendeu às rodovias estaduais concedidas, que seguiram cobrando a tarifa.
Uma das principais reivindicações do atual movimento grevista era a ampliação da isenção para todas as praças de pedágio, o que foi atendido com a edição de uma medida provisória pelo governo federal. Há, porém, dúvida sobre como a perda das concessionárias será compensada. São Paulo quer cobrar a conta da União. Mas a solução mais usual para situações como essa é o aumento das tarifas de pedágio.
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