Bolsas

Câmbio

Pezão estima que diesel cairá R$ 0,09 no Rio ao sancionar queda do ICMS

Denise Luna

Rio

  • REUTERS/Adriano Machado

    O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão

    O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou nesta quarta-feira (6) a lei que reduz de 16% para 12% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel, como foi acordado com o governo federal.

A lei será publicada nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial. O governo Pezão estima que a redução após a queda será de R$ 0,09 centavos por litro.

"Vamos fazer um ofício ao presidente Michel Temer, ministros Moreira Franco, Eliseu Padilha e Carlos Marun e também à ANP, para que a fiscalização seja feita na ponta. É claro que o Procon vai fiscalizar e fazer todo o trabalho que for possível, mas isso não é só uma atribuição do Procon. É preciso que o governo federal e a ANP fiscalizem o resultado desse esforço que estamos fazendo", disse o governador durante a cerimônia.

Ao contrário do que vem sendo especulado, a redução do ICMS, segundo Pezão, trará incremento de receita para o Estado, já que a alíquota de 12% vinha sendo praticada pelos estados limítrofes do Rio, Espírito Santo e São Paulo, levando muitos caminhoneiros a abastecer nos estados vizinhos para aproveitar o desconto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos