ACSP: venda do varejo no 1º semestre tem alta de 2,9% ante igual período de 2017
O destaque das vendas no primeiro semestre foi a modalidade a prazo, que registrou elevação de 7,2% em relação aos seis primeiros meses de 2017. O crescimento, segundo a ACSP, foi puxado pelos juros menores e prazos maiores. "Esses fatores, somados à Copa do Mundo, ajudaram o desempenho das vendas de TVs. Por sua vez, as vendas à vista caíram 1,4% na mesma base de comparação", explicou em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Somente em junho ante o mesmo mês do ano passado, as vendas a prazo avançaram 10,1%, influenciadas pelo crescimento nas vendas de televisão e outros bens duráveis em razão do evento esportivo, acrescentou. As vendas à vista, por sua vez, cederam 5,7% no sexto mês ante junho de 2017. O resultado, conforme a ACSP, foi prejudicado pelas temperaturas acima da média para o período, o que não emplacou a venda de roupas e calçados da moda outono/inverno.
No confronto com maio de 2018, o crescimento de 4,6% nas vendas foi impulsionado pela modalidade a prazo (9,1%), enquanto nas compras à vista o desempenho ficou praticamente estável (0,1%).
O presidente da ACSP espera que o avanço da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol estimule as vendas de camisetas, artigos esportivos e acessórios, e também ajude a atrair os consumidores para supermercados e bares.
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