UE deve se preparar para piores cenários possíveis no comércio, diz Tusk
Tusk apontou que, em meio a "tensões comerciais crescentes", os chefes de Estado e de governo europeus sublinharam na reunião nos dias 28 e 29 de junho a importância de se preservar e aprofundar o sistema multilateral baseado em regras.
"A Comissão (Europeia) foi convidada a propor uma abordagem abrangente para aprimorar, junto com parceiros de mentalidades afins, o funcionamento da OMC (Organização Mundial do Comércio) em áreas cruciais", revelou, acrescentando ser evidente que a Comissão tem o "apoio completo" do Conselho Europeu "na disputa comercial" com os Estados Unidos.
O polonês também abordou a saída do Reino Unido da União Europeia, apontando que os líderes dos demais 27 Estados-membros têm "uma preocupação" em comum. "Quanto mais cedo obtivermos uma proposta precisa do Reino Unido para a fronteira irlandesa, melhores são as chances de finalizar as negociações do Brexit neste ano", declarou, em referência ao impasse sobre a possibilidade de se erguer uma fronteira "dura", ou seja, com postos de controle alfandegário e de trânsito de pessoas, entre a República da Irlanda, que integra a UE, e a Irlanda do Norte.
"Não podemos fazer progressos a não ser que o Reino Unido apresente uma sólida solução emergencial, aceita por nossos amigos irlandeses (que impeça a fronteira 'dura')", reiterou Tusk. "Esperamos muito que (o Livro Branco, relatório com detalhes da proposta britânica para as relações com a UE após o Brexit) traga a clareza, o realismo e o ímpeto necessários a essas negociações", encerrou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.