IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump defende uso de tarifas em relações comerciais

Victor Rezende

São Paulo

24/07/2018 15h25

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu o uso de tarifas para obter acordos comerciais mais justos e disse que os agricultores americanos irão se beneficiar "eventualmente" das políticas tarifárias de seu governo. "Fiquem com a gente. Não acreditem na porcaria que vocês leem na mídia 'fake news'", disse o republicano em evento com veteranos em Kansas City.

Trump afirmou desejar acordos comerciais justos "e não estúpidos como os que temos atualmente". Durante seu discurso, ele também lembrou que irá negociar as relações comerciais entre EUA e União Europeia com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, nesta quarta-feira. "Eles vieram negociar comigo depois que eu ameacei tarifar os veículos deles. O que a UE faz conosco no comércio é incrível", comentou o líder americano. Novamente, Trump disse que os acordos comerciais americanos são "um desastre" e que precisa lutar contra eles.

Trump também anunciou um plano de US$ 12 bilhões em ajuda de emergência a agricultores que foram afetados pela política tarifária. O anúncio havia sido antecipado por fontes do Wall Street Journal, que informaram que a ajuda tem como objetivo atenuar os efeitos das disputas comerciais envolvendo Washington.

Em relação à sua política de defesa, Trump comentou que está aberto a ter um "acordo real" com o Irã, mesmo após a troca de ameaças entre ele e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, no fim de semana. "Vamos ver o que acontece", disse o republicano.