Jornal estatal diz que China está pronta para guerra comercial "prolongada"
O editorial aponta que a economia americana cresceu 4,1% no segundo trimestre, após medidas "exaustivas" como o corte de impostos. "Quase todos os especialistas pensam que essa velocidade de crescimento é insustentável", diz, para em seguida comparar: "A economia da China cresceu 6,8% no primeiro semestre deste ano, como resultado de várias medidas para desacelerar".
A imprensa oficial diz que a China está deixando uma era de grande dependência das exportações para crescer e afirma que no futuro a economia americana dependerá mais da chinesa do que o contrário. "Uma guerra comercial trará dor temporária à China e gerará mais pressão para Pequim durante a primeira rodada de disputas. Porém a China mostrará sua resistência no comércio e social enquanto a guerra comercial entrar num impasse", prevê o editorial, que faz referências ao principal assessor econômico do presidente Donald Trump, Larry Kudlow. "Em vez de advertir a China, Kudlow deveria advertir o governo Trump a não subestimar a determinação da China para esse fim."
Segundo o editorial, Pequim tem o direito a defender seu desenvolvimento e "não teme sacrifícios de interesses no curto prazo". O texto diz que a "arrogância" dos EUA neste momento se volta contra uma "grande potência". "A China tem tempo de lutar até o fim. O tempo mostrará que os EUA por fim se farão de tolos", conclui o comentário oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.