ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Cade arquiva processo de cartel contra Solvay, Tronox, Tata e Ciner

Lorenna Rodrigues

Brasília

05/09/2018 12h10

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou nesta quarta-feira, 5, uma investigação por cartel no mercado de carbonato de sódio. No processo, eram investigadas a associação American Natural Soda Ash Corp. (Ansac) e as empresas Solvay, Tronox, Tata Chemical e Ciner. O produto é utilizado principalmente como insumo para a indústria química de vidro e de detergentes.

O conselheiro relator do caso, Paulo Burnier, entendeu que não existiam provas suficientes de que as empresas tiveram condutas irregulares que prejudicaram o mercado brasileiro, no que foi acompanhado pelo restante dos conselheiros. "Fiquei convencido de que não existem elementos que apontem para prática anticompetitiva", afirmou.

Em maio, a superintendência geral do Cade já havia recomendado o arquivamento do processo. Nos EUA, a Ansac é autorizada a coordenar a exportação conjunta do produto por empresas membro, o que poderia ser visto como um cartel.

Depois da investigação, no entanto, a superintendência concluiu que "não há indícios de que a atuação da associação tenha causado prejuízos ao ambiente concorrencial brasileiro".

Mais Economia