Banco do Canadá (BOC) mantém taxa básica de juros inalterada em 1,75% ao ano
No comunicado em que explica a decisão, o banco central reiterou sua visão de que as taxas de juros terão de subir a uma faixa neutra, atualmente estimada em torno de 2,50% e 3,50%, para manter a inflação nos trilhos. O ritmo de futuras altas de juros dependerá de um número de fatores, como do efeito de taxas mais altas sobre o consumo e a habitação e de desdobramentos na política comercial global.
"A persistência do choque do preço do petróleo, a evolução do investimento das empresas e a avaliação do Banco sobre a capacidade da economia também pesarão de forma importante sobre as nossas decisões a respeito da posição futura da política monetária", afirmou o BOC.
A decisão de manter as taxas de juros inalteradas era amplamente esperada por economistas, de acordo com um levantamento do Wall Street Journal. A maioria dos consultados disse que os preços baixos de petróleo, junto com alguns dados econômicos decepcionantes, manteriam o banco central em compasso de espera este mês e poderia desempenhar um papel na próxima decisão de juros, marcada para janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.