PMI da indústria da China recua de 50,2 em novembro a 49,7 em dezembro
A marca de 50,0 separa expansão da contração. Foi a primeira vez desde maio de 2017 que a leitura ficou abaixo de 50, apontando contração da atividade.
O subíndice de novas encomendas recuou abaixo de 50 pela primeira vez desde junho de 2016, refletindo enfraquecimento da demanda no setor, afirmou a Caixin. A leitura de novas encomendas de exportações subiu marginalmente em dezembro, mas seguiu em território de contração.
"No geral, o setor manufatureiro enfrentou enfraquecimento da demanda doméstica e demanda eterna contida em dezembro", afirmou Zhengsheng Zhong, economista do CEBM Group, em comunicado que acompanha a divulgação do indicador. O setor industrial mostrou uma intenção mais forte de reduzir estoques e os preços de produtos da indústria recuaram, o que poderia pesar mais sobre a produção, de acordo com Zhong. "Parece cada vez mais provável que a economia chinesa pode ficar sob maior pressão de baixa."
A pesquisa da Caixin é baseada em dados compilados mensalmente a partir de respostas a questionários enviados a executivos de compras em mais de 400 companhias do setor. Em comparação com o número oficial, a pesquisa do PMI da Caixin e da Markit tende a monitorar mais de perto as empresas privadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.