Transferência de ativos para iniciativa privada é prioridade, diz novo ministro
Ele afirmou que é necessário aumentar investimentos e que, para isso, pretende calibrar falta ou excesso de regulação para os setores.
Na área de planejamento, ele ressaltou a importância do trabalho conjunto com a iniciativa privada e os papéis do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Criada para construir o trem bala, a EPL agora integrará o Ministério da Infraestrutura e cuidará da estruturação de projetos.
O ministro listou algumas concessões que estão a caminho já em março, como a da Norte-Sul e a dos 12 aeroportos no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Outras concessões de aeroportos serão anunciadas em seguida ao leilão.
Ele citou ainda a novas licitações da Dutra e da BR 381, e disse que pretende concluir a pavimentação da BR 163 no Pará. O jornal "O Estado de S. Paulo" informou na terça-feira que o escoamento da safra é uma preocupação do governo. Segundo o ministro, foi elaborado um plano de escoamento que evitará prejuízos com atoleiros.
Tarcísio reiterou o interesse em renovar os contratos de concessão das ferrovias e reafirmou que, ao obter o novo contrato, as concessionárias investirão em novas linhas. A renovação da Vitória a Minas, por exemplo, viabilizará a construção da Fico, entre Água Boa (MT) e Campinorte (Go). "Isso vai acontecer logo, este ano", prometeu.
O ministro afirmou que trabalhará com toda energia para viabilizar a Ferrogrão.
As concessões rodoviárias que atualmente enfrentam dificuldades receberão solução, disse o ministro. Ela pode vir com o alongamento dos prazos de Investimento, o que pode ser autorizado nas revisões quinquenais dos contratos. Outro problema pendente que ele pretende solucionar é o do aeroporto de Viracopos.
Tarcísio disse que o problema do frete rodoviário poderá ser resolvido com o uso de tecnologia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.