Promotoria prende auditores fiscais da Fazenda do Rio por propinas
Jorge Cerqueira de Andrade, Cláudio França Rocha e Alexandro Santiago Oliveira são investigados por cobrarem propinas de empresários para arquivar procedimentos fiscais. Os suspeitos foram detidos preventivamente por integrarem organização criminosa e pelos crimes de corrupção e usurpação de função pública.
Realizada em conjunto com a Polícia Civil e a Corregedoria Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro, a Operação Leonis, cumpre ainda, nas residências dos denunciados, sete mandados de busca e apreensão deferidos pela 27ª Vara Criminal.
De acordo com a denúncia, Jorge Cerqueira de Andrade, auditor fiscal da Receita Estadual, intimava empresários que se encontravam em situação irregular e exigia o pagamento de propina para dispensá-los da cobrança de tributos e multas.
Pagas as gratificações, Cláudio França Rocha, auditor-chefe da inspetoria na época, arquivava o procedimentos fiscais.
Os dois auditores contavam com a ajuda de Alexandro Santiago Oliveira, que não era servidor público mas trabalhava diariamente na inspetoria como auditor. Ele intermediava o pagamento das propinas à organização criminosa.
A quadrilha era integrada ainda por Wagner Luiz Cardoso, auxiliar de Fazenda na Inspetoria de Bonsucesso, e Cláudia Regina Santana da Silva.
Hélio Cezar Donin Junior e Ricardo Abrão Almeida, colaboradores da Donin Contabilidade Ltda, também foram denunciados. Ajustados com Jorge de Andrade, os contadores convenciam seus clientes a pagar a propina ao auditor.
A Justiça proibiu que os denunciados continuassem a exercer suas atividades profissionais. Todos tiveram seus bens confiscados para garantir o pagamento da multa e da reparação do dano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.