IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indicação para diretoria do BC deve ser votada na CAE na próxima semana

Fabrício de Castro

Brasília

25/06/2019 13h20

O currículo da economista Fernanda Feitosa Nechio, indicada para a diretoria de Assuntos Internacionais do Banco Central, foi formalmente apresentado nesta terça-feira, 25, aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O relatório do senador Irajá (PSD-TO) foi lido na comissão. Como de costume, foi concedida vista coletiva e, na próxima semana, Fernanda deve passar por sabatina e votação na CAE.

No currículo de Fernanda está a informação de que ela se dedica há 20 anos ao estudo e à prática da economia, "combinando uma formação sólida em macroeconomia e economia internacional com experiências em um banco central no exterior e na área econômica". Fernanda possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela PUC-Rio, além de doutorado em Economia pela Princeton University.

"Durante meu doutorado, me especializei nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária, tendo como orientadores Ricardo Reis e Hèlene Rey, renomados pesquisadores nas áreas de macroeconomia e finanças internacionais", informou Fernanda ao Senado.

Depois do doutorado, Fernanda foi contratada pela unidade de San Francisco do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), onde trabalhou por dez anos como economista. "Dentre minhas atribuições no Federal Reserve of San Francisco, auxiliei presidentes desta instituição na formulação e condução da política monetária americana", citou. "Inicialmente trabalhei com Janet Yellen, que posteriormente se tornou presidente do Federal Reserve Board, com John Williams, atual presidente do Federal Reserve Bank of New York, e mais recentemente com Mary Daly, renomada pesquisadora da área de economia do trabalho."

As reuniões ordinárias da CAE ocorrem sempre às terças-feiras. Depois de aprovado na comissão, o nome de Fernanda Nechio ainda precisará passar pelo plenário do Senado. Normalmente, o trâmite no plenário nestes casos é rápido, podendo ocorrer no mesmo dia.

Fernanda substituirá na diretoria do BC o economista Tiago Couto Berriel, responsável pela área de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos. Berriel estava no BC desde 2016, por indicação do então presidente da autarquia, Ilan Goldfajn.