Confiança da indústria cai 1,5 ponto em junho, afirma FGV
Na média móvel trimestral, junho teve o terceiro recuo consecutivo do índice. A confiança caiu em 9 dos 19 segmentos industriais pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA) retraiu 1,9 ponto, para 96,6 pontos. A percepção da situação atual foi afetada sobretudo pela evolução desfavorável do nível de estoques. A parcela das empresas que dizem ter estoques excessivos aumentou de 9,2% para 9,6%. Concomitantemente, o número de empresários que relatam estar com estoques insuficientes caiu de 3,3% para 2,9%.
As empresas também reportam problemas com o consumo: o indicador que mede o grau de satisfação com a demanda recuou 2,4 pontos. Só o recorte da demanda interna caiu 2,9 pontos.
Já o Índice de Expectativas (IE) diminuiu em 1,1 ponto, para 94,8 pontos, o menor desde agosto de 2017 (94,1 pontos). O otimismo dos empresários com o ambiente de negócios nos seis meses seguintes caiu pela quinta vez consecutiva. Os empresários que preveem que haverá uma piora nos negócios subiu de 11,8% para 13,2%. Os que acreditam em uma melhora continuam maioria, mas o porcentual caiu de 40,0% para 34,9%.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) caiu 0,3 ponto porcentual (p.p.) entre maio e junho, retornando para 75,0%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.