BC da Turquia corta taxa básica de juros de 24,0% para 19,75% ao ano
No comunicado da decisão, a autoridade monetária turca apontou que a atividade econômica global está mais fraca e alertou para o aumento dos riscos de baixa para a inflação, o que reforçou a possibilidade de adoção de medidas expansionistas por parte de bancos centrais de economias avançadas. "Embora esses desenvolvimentos apoiem a demanda por ativos de mercados emergentes e o apetite por risco, o crescente protecionismo e a incerteza em relação às políticas econômicas globais são monitorados de perto em termos de seu impacto nos fluxos de capital e no comércio internacional", pontuou o CBRT.
Em relação à economia turca, o banco central afirmou que as perspectivas de inflação continuaram a melhorar à medida que a inflação desacelerou "significativamente" no segundo trimestre diante das condições de demanda doméstica e da política monetária restritiva. "Considerando toso os fatores que afetam as perspectivas para a inflação, decidimos reduzir a taxa básica de juros em 425 pontos-base", disse o CBRT no comunicado.
A reunião desta quinta-feira foi a primeira da autoridade monetária da Turquia sob o comando de Murat Uysal, após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, demitir via decreto, no início do mês, Murat Cetinkaya, que, até então, comandava o banco central do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.