IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abinee: indústria de elétricos e eletrônicos demite 165 trabalhadores em junho

Francisco Carlos de Assis

São Paulo

29/07/2019 17h56

A indústria do setor elétrico e eletrônico demitiu 165 trabalhadores em junho, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).

O resultado representa a segunda queda consecutiva, após a trajetória de crescimento observada nos primeiros quatro meses do ano e, de acordo com o presidente da Abinee, Humberto Barbato, acende o alerta para 2019.

"Precisamos rapidamente de uma sinalização que evite entrarmos numa espiral decrescente na geração de empregos", afirmou o presidente da Abinee.

O número de empregados do setor em junho de 2019 ficou acima do apontado no mesmo mês do ano passado, em 236,3 mil trabalhadores. Porém, segundo Barbato, é importante lembrar que, em maio de 2018, ocorreu a greve dos caminhoneiros que influenciou a redução de mais de 2 mil trabalhadores do setor eletroeletrônico em maio e junho do ano passado.

Com o resultado, o setor eletroeletrônico encerrou junho com 237,2 mil trabalhadores diretos. Para Barbato, a inversão na curva ascendente do nível de emprego do setor aciona um sinal de alerta e reforça a urgência na adoção pelo governo de medidas que propiciem a retomada da atividade industrial.