IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Pontes: estamos praticamente prontos para começar leilão de 5G no ano que vem

Thaís Barcellos

05/08/2019 10h05

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Marcos Pontes, disse, em entrevista à rádio Eldorado, que o governo está "praticamente" pronto para começar o leilão de 5G no ano que vem.

Segundo o ministro, ainda há uma discussão sobre o formato do leilão, se terá o custo maior ou menor, mas com obrigações, porque é preciso melhorar a infraestrutura do País. Pontes também disse que é preciso conversar com os prefeitos, porque é preciso instalar antenas nas cidades.

Sobre o orçamento do ministério, que também passou por contingenciamento este ano, Pontes destacou que a redução nos recursos têm sido frequente há anos e que é preciso resolver a situação. Mas sobre a questão específica dos cortes neste ano, o ministro não quis comentar e disse que foi algo horizontal entre todos os ministérios.

Segundo Pontes, ele preservou as unidades de pesquisa e as bolsas do CNPq, mas destacou que, para que as bolsas sejam mantidas até o fim do ano, é preciso de liberação de parte dos recursos. Já para 2020, o ministro disse que já pediu para que o orçamento do CNPq venha completo. "O presidente Bolsonaro é nosso aliado nessa questão do orçamento."

Durante a entrevista, o ministro ainda disse que até o fim do ano deve ter alguma flexibilização na obrigatoriedade de veiculação do programa de rádio A Voz do Brasil por todas as emissoras.

Economia