IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Banco central da Austrália mantém taxa básica de juros inalterada em 1,00%

Nicholas Shores

São Paulo

06/08/2019 09h50

O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês), como é chamado o banco central do país, decidiu nesta terça-feira manter a sua taxa básica de juros inalterada, em 1,00% ao ano.

No comunicado em que explica a decisão, o presidente do RBA, Philip Lowe, afirma que, se julgar necessário, a instituição vai afrouxar ainda mais a política monetária para dar suporte ao crescimento sustentável na economia e ao atingimento da meta de inflação, de entre 2% e 3%.

Não só domesticamente como sob a ótica global espera-se "amplamente" mais afrouxamento, segundo Lowe.

"A maior incerteza gerada pelas disputas comerciais e tecnológicas está afetando o investimento e significa que os riscos à economia global permanecem pendendo para o lado negativo", avalia. "A desaceleração no comércio global contribuiu para o crescimento mais lento na Ásia."

A projeção central do RBA para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da Austrália é de 2,5% em 2019 e de 2,75% em 2020. "A perspectiva está sendo apoiada pelo nível baixo de taxas de juros, cortes de impostos recentes, gastos contínuos em infraestrutura, sinais de estabilização em alguns mercados imobiliários e uma perspectiva mais positiva para o setor de recursos naturais."

Mais Economia