Rolim: seria importante volta de gatilhos demográficos, via PEC paralela
Depois da aprovação final da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, afirmou, em entrevista à GloboNews, que um ponto que o governo considera importante de ser reinserido na reforma da Previdência é o gatilho demográfico. Assim, a idade mínima para aposentadoria seria ajustada assim que houver aumento na expectativa de vida da população brasileira.
Da mesma forma que os estados e municípios, esse ponto seria reintroduzido por uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela, que tramitaria simultaneamente ao texto principal no Senado. Depois, o projeto principal iria para promulgação e a PEC paralela iria para a Câmara.
"Se for de interesse dos senadores, se entenderem que é viável, seria interessante a volta do gatilho demográfico", disse, depois de explicar que o que está acordado é que o texto que foi aprovado na Câmara não vai ser alterado no Senado.
Rolim também disse que o governo não desistiu da capitalização, mas que ainda não há estratégia de como será retomado esse ponto. "Para termos uma Previdência equilibrada precisamos de capitalização."
O secretário ainda avaliou que o poder das corporações diminuiu bastante nesse processo de tramitação da reforma da Previdência. "Nunca vi as corporações com tão pouca força como nesta PEC."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.