IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indicador do nível de atividade de SP cresce 2,1% em julho, diz Fiesp

André Ítalo Rocha

São Paulo

28/08/2019 13h42

A atividade da indústria paulista cresceu 2,1% em julho ante junho, aponta o Indicador do Nível de Atividade (INA), divulgado nesta quarta-feira, 28, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na série com ajuste sazonal. Sem o ajuste, a alta é de 9,9%.

De acordo com a Fiesp, o fator que mais contribuiu para o aumento do índice foi a expansão das vendas reais em julho, de 3,6% na comparação com junho, com ajuste. Essa alta mais do que compensou o recuo nos demais componentes do índice. As horas trabalhadas na produção caíram 0,9% e os salários reais médios tiveram baixa de 0,2%. O nível de utilização da capacidade instalada, por sua vez, recuou 0,5 ponto porcentual.

No acumulado de janeiro a julho, o INA tem alta de 1,5% em relação a igual período do ano passado, em conta sem ajuste sazonal.

"O conjunto dos indicadores mostra uma expansão consistente das vendas, que é o início da retomada da atividade industrial paulista. Vale lembrar que o Sensor de agosto indica também uma tendência do aumento do emprego industrial, o que deve ser observado ao longo dos próximos meses", diz o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Sensor

O Sensor ao qual Skaf se refere é o indicador calculado pela Fiesp para tentar antecipar o resultado do mês atual, a partir de entrevistas com industriais. Após três meses abaixo da linha de 50 pontos, o sensor avançou e marcou 50,2 pontos em agosto, indicando expansão da atividade. As variáveis que mais contribuíram para o aumento foram a de vendas, atingindo 52,6 pontos, e a de estoques, que caiu ao marcar 46,8 pontos.