IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Aproximação com os EUA é fundamental', diz Tereza Cristina

Tereza Cristina, Ministra da Agricultura - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Tereza Cristina, Ministra da Agricultura Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Fabrício de Castro e Camila Turtelli

Brasília

05/09/2019 09h46

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira (5) que a tarefa do novo governo não é "simples nem fácil" e defendeu, que no novo projeto de governo para o Brasil, a aproximação com os Estados Unidos é "fundamental".

"Temos uma relação equilibrada em termos de trocas comerciais", afirmou a ministra, acrescentando, contudo, que a pauta agropecuária ainda é concentrada em alguns produtos.

A ministra disse que café, álcool e suco de laranja dominam a pauta do Brasil com os Estados Unidos. "Nossa proposta é ampliar as trocas comerciais e diversificar esta pauta, de modo que seja benéfico para os dois países", afirmou. De acordo com a ministra, o valor agropecuário da pauta do Brasil com EUA ainda é baixo.

Tereza Cristina participa na manhã desta quinta, em Brasília, da conferência "Agenda do Brasil para Crescimento Econômico e Desenvolvimento", promovida pelo Council of the Americas (COA).

Preservação ambiental

A ministra da Agricultura também disse que a "mídia internacional pintou a situação da Amazônia de cores irrealistas". Segundo ela, "o problema da Amazônia existe e está sendo tratado da forma que merece".

"Estive recentemente na região. Não é correto associar o que lá ocorre com a venda de alimentos", afirmou a ministra. "A preservação ambiental é um ativo que o Brasil construiu e tem há muitos anos."

A ministra citou a agricultura de baixo carbono, a integração entre lavoura, pecuária e floresta e também o plantio direto como ações sustentáveis. De acordo com Tereza Cristina, o país desenvolveu políticas e mecanismos para defender a preservação ambiental.

A ministra afirmou ainda que a reforma tributária pode melhorar a competitividade no Brasil e a atração de investimento externo. E pontuou, ainda, que tem reforçado sua agenda internacional.