IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do comércio cai 1,5 ponto em setembro ante agosto, afirma FGV

Daniela Amorim

Rio

24/09/2019 08h53

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,5 ponto na passagem de agosto para setembro, alcançando 97,2 pontos, informou nesta terça-feira, 24, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 1,3 ponto.

"A queda da confiança em setembro foi influenciada pela piora da percepção dos empresários com o ritmo de vendas no mês. Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para alterar a tendência positiva do terceiro trimestre", avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em setembro, houve piora na confiança em oito dos 13 segmentos pesquisados. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 3,6 pontos, para 92,1 pontos, depois de duas altas consecutivas. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 0,7 ponto, para 102,5 pontos.

"Para os últimos meses do ano, o cenário ainda é de recuperação gradual do setor, impulsionado pela liberação de recursos do FGTS e das melhoras, ainda que tímidas, da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho", completou Tobler.

A coleta de dados para a edição de setembro da Sondagem do Comércio foi realizada entre os dias 2 e 21 do mês e obteve informações de 859 empresas.